Servicos de calandra | calandragem sp | calandra de grande porte
Produtos e Serviços
Você sabe o que é calandra?
o que é calandra? Seus processos e aplicações? o que é calandra de chapas? O que é Calandra plásticos, de papel entre outros?
A calandragem de plásticos, ou borrachas é um processo contínuo que consiste em alimentar o polímero plastificado (fundido/amolecido e homogeneizado)
nos cilindros aquecidos de uma calandra para produção de filmes/laminados.
Calandragem de papel, máquina constituída de vários cilindros, entre os quais corre a folha de papel contínuo a fim de torná-la alisada e lustrosa; acetinadeira.
Calandra de Chapas e perfis de aço entre outros, são máquinas que tem o papel de curvar ou desempenar chapas de aço e metal. Com um nível de modernidade muito grande, elas reduzem a mão de obra e a manutenção na fabricação das peças e chapas. Existem alguns modelos de calandra no mercado com finalidades diferentes, podemos encontrar calandras de chapa, de perfil, tubo e linha especial.
Essas máquinas podem realizar curvamentos de tubos em alta precisão. Esses tubos podem ser redondos, quadrados, retangulares, em alumínio, inox, cobre, latão,
e outros. As calandras podem trabalhar também com cantoneiras, vigas e diversos perfis, até mesmo em aço carbono.
Como foi mencionado acima, as máquinas calandras podem ter diversos modelos e tamanhos, cada um deles é específico para um certo tipo de material e finalidade. As calandras servem para prensar e curvar chapas de metal, mas também existem as calandras que são usadas para ilustrar, enrugar ou alisar papeis.
É importante que ao planejar a fabricação ou modelação de uma chapa por exemplo, seja definido em qual calandra especificamente será produzida.
Fornecimento
A Engecall dispôe em nossa área fabril, de equipamentos de calandras para atender diversos tamanhos e projetos.
Como é o processo de calandragem?
Calandragem de Chapas com alta qualidade, possuímos equipamentos modernos e dispomos de pessoal treinado e habilitado, com gerenciamento eletrônico e software de ponta,
Qualidade
Oferecemos suporte e orientação correta de Calandragem aos nossos colaboradores de acordo com as especificações técnicas de cada cliente, garantindo assim,
a melhor qualidade no produto final. A Calandragem de chapas estão disponíveis para:
aço carbono,
aço inoxidável,
alumínio
e demais metais ferrosos e não ferrosos,
nossa empresa possui calandra hidráulica de rolos, representando menor perda de material no processo de desenvolvimento da chapa para ser calandrada.
Detalhes
Equipamento caro e robusto, onde ter colaboradores com certa experiência para a sua operação e obter resultados 100% conforme qualidade exigida do cliente, além de saber dos riscos que a mesma apresenta. Em nossos projetos é reconhecido o valor de seu trabalho e um orçamento competitivo ao mercado.
Legislação aplicável
Estamos prontos a atender o que recomenda a portaria da NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos,
Video setor de conformação "Calandras - Calandragem perfil e chapa"
Histórico
A calandra surgiu, devido ao processo da calandragem, muito utilizado na indústria da Borracha, que consistia na necessidade de produzir uma borracha laminada. A calandragem basicamente iniciou-se em 1825, ano em que Thomas Hancock registrou na Inglaterra uma patente para a fabricação de tecidos impregnados com borracha.
Este invento consistia na passagem do tecido e da borracha entre dois rolos metálicos. Mas foi o americano Edwin Chaffee, em 1836, que registrou a patente da primeira calandra de quatro rolos (Figura 1). Os rolos 1 e 4 tinham um diâmetro de 450 mm e os rolos 2 e 3 tinham diâmetros de 300 mm. Anos mais tarde, esta calandra pertenceu ao inventor da vulcanização, Charles Goodyear, que notou o quão potente era esta máquina e que poderia fazer uso no processamento da borracha. Ainda na metade do século XX existiam na Inglaterra, e em plena atividade, calandras com mais de 100 anos de idade.
Então após a segunda guerra mundial, a construção de calandras evoluiu, tecnicamente muito até a data de hoje.
A primeira aplicação no Brasil veio no processo de calandragem. O conceito deste processo é a confecção de filmes planos, chapas e laminados que são posteriormente soldados ou termo formados, dando origem a produtos para a indústria de embalagens alimentícia, farmacêutica, automobilística e outras. A principal vantagem é obter um material com espessura constante e com um excelente acabamento.
Hoje em dia, existem calandras de vários tamanhos, formatos e funções, com variados números de rolos e aplicações. As principais são:
• Curvar e desempenar chapas e tubos de metais;
• Fabricar tubos, reservatórios tubulares, cilindros, caldeiras cilíndricas, cones e troncos de cones;
• Acetinar, sublimar ou lustrar papéis e tecidos, alterando assim suas características;